banner com imagem representando os Agostinianos

Nossa Missão

“Estamos a caminho da unidade tendo como ponto de partida a diversidade. O amor deve reunir-nos para alcançar a unidade e não cair na dispersão da pluralidade”. (Santo Agostinho: Sermão 284,4)

Nossa vida e missão, como religiosos agostinianos da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, alicerçada na Regra de nosso pai Santo Agostinho, nas constituições, na tradição e história da Ordem e na vivência e anúncio do Evangelho, vem ganhando corpo, força e identidade no decorrer de sua existência e presença no Brasil. Essa identidade faz nascer um modo próprio de ser e de atuar na Igreja e na sociedade como consagrados.

Sobre os três pilares de nosso carisma e espiritualidade: Interioridade, Vida Comunitária e Serviço à Igreja e à Sociedade, temos construído um caminho e vamos deixando nossa marca e nosso estilo de seguir a Jesus Cristo e viver o Evangelho encarnado. Animados e iluminados pelo Espírito Santo e pela inquietude que nos é característica, procuramos viver a experiência da fraternidade, da amizade e da comunhão de bens em nossas comunidades. O respeito e a valorização ao Irmão que habita na mesma casa e a todos os demais que fazem parte de nossa família vicarial, são vivenciados e testemunhados através da acolhida, do diálogo, da escuta, do serviço, da busca de unidade na diversidade e do relacionamento humano e solidário. Por essa via cresce em nós a fraternidade e o amor ao próximo. Aprendemos a valorizar a liberdade e o processo de cada religioso, sem que se perca a responsabilidade pessoal e comunitária.

Como consagrados, comprometemo-nos com a vida em todas as suas dimensões, etapas e expressões. A valorização do humano e do meio ambiente e o compromisso com a promoção humana e social, se dão a partir do compromisso com uma educação de excelência, passando pelas obras e projetos sociais e alcançando a sociedade e a cultura nos entornos e contextos onde estamos inseridos, sendo acompanhados e alimentados por ideais, utopias, sonhos, esperanças, mística e profecia.

Inseridos na sociedade e no mundo, na proximidade com os grandes temas e problemáticas que carrega a humanidade e cada pessoa em particular, buscamos ser sensíveis aos clamores e às necessidades de nosso tempo e somos impulsionados a participar da busca de um novo mundo possível, expressão de nosso compromisso na construção do Reino de Deus.

Atentos às orientações da Igreja no Brasil (CNBB) e da Conferência de Religiosos (CRB), com nossa presença e missão queremos estar em comunhão com as diretrizes e com os projetos de evangelização que priorizam a opção preferencial pelos pobres e excluídos, as juventudes, a promoção da justiça e da paz e o protagonismo dos leigos. Assim também, estando em comunhão com a Ordem e seus projetos, particularmente por meio da participação na OALA (Organização dos Agostinianos de Latino América) e na FABRA (Federação Agostiniana Brasileira), experimentamos o sentido de pertencimento e unidade.

Perpassa a história de nossa Provínca a prioridade e a preocupação, assim como, o investimento em uma formação de excelência para os candidatos à Vida Religiosa e ao Sacerdócio, que nos procuram e ingressam em nossas Casas de Formação. A promoção de novas vocações se dá pelo esforço e preocupação de muitos religiosos, em especial os mais jovens, que buscam ser um testemunho alegre que desperte e anime outros jovens a unir-se a nós nessa aventura de fé e amor a Deus.

Apostamos, atentos aos sinais dos tempos, em novos projetos e novas experiências de missão e presença, abrindo-nos com coragem e visão de futuro a novos investimentos. Em tudo isso nos move a inquietude e nosso estilo agostiniano de ser e estar presentes no mundo.

Mapa do Site