Uma só alma e um só coração em Deus. Uma comunidade de irmãos e de amigos, a serviço da Igreja e da sociedade, solidários com os pobres e excluídos, tendo uma só alma e um só coração, numa contínua busca inquieta de Deus. Procuramos viver, assim um "ideal comunitário de santidade" para sermos "Agostinianos novos para tempos novos!".
Temos Santo Agostinho como pai espiritual e inspirador do estilo de vida e espiritualidade seguidos pela “Grande Família Agostiniana”, composta pelos Frades Agostinianos, Monjas Agostinianas, Fraternidades Seculares e leigos afiliados. Nossa Ordem é alicerçada na vida fraterna e na comunhão de bens.
“Quando esvaziares teu coração do amor terreno, começarás a enchê-lo do amor divino. (Tratado da carta de São João 2.8).”
- Santo Agostinho
No próximo dia 28, de uma forma muito especial, formaremos uma rede de oração pelas Vocações Agostinianas. Vamos juntos?
Um convite do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da nossa Província em comunhão com toda a Família Agostiniana.
Rezemos juntos neste dia 28 de fevereiro.
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES AGOSTINIANAS
⠀
Senhor, fonte de toda santidade,
acendei em muitos jovens o desejo de seguir-vos na Ordem de Santo Agostinho,
para ter conosco uma só alma e um só coração orientados para Deus.
Necessitamos profetas capazes de enxergar mais além,
testemunhas generosas do Evangelho,
apóstolos valentes a serviço dos homens e mulheres de hoje.
Por isso, Senhor, humildemente vos pedimos
que nos abençoeis com numerosas e santas vocações;
seiva nova, geradora de vida e motivo de esperança.
Que o Espírito Santo nos acompanhe com sua luz e seu amor
para que possamos viver nossa própria vocação com entusiasmo e autenticidade
e assim mostremos a todos a beleza da vida religiosa agostiniana.
Amém!
⠀
Confira o convite da Luisa Bicalho, da Fraternidade Agostiniana Leiga - Núcleo Belo Horizonte:
O Departamento de Evangelização Pastoral e Ações Sociais da EPSA - Escola Profissionalizante Santo Agostinho, promoveu duas lives sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica para os alunos. Na primeira, o presidente da CONIC - MG, Amauri Dias, falou sobre a Campanha para o turno da noite - cursos técnicos e EJA. Um convite para a participação e o debate com todos.
Os alunos do Ensino Médio (turno manhã e tarde), participaram do bate-papo com o professor Edward Guimarães, do Observatório de Evangelização da PUC Minas, que respondeu as perguntas e conversou com estudantes e colaboradores sobre o tema. Um momento muito proveitoso de reflexão e partilha.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 apresenta-se, assim, como um contexto de aprendizagem, onde refletimos e acolhemos a diversidade como um valor, fortalecendo oportunidades de aproximar pessoas, criar pontes, encontrar experiências comuns que nos unem.
- Clique aqui e saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.
A Assembleia do Vicariato Civil, realizada no dia 25 de fevereiro, propiciou importantes reflexões sobre temas relacionados a Vida Religiosa e a ações de responsabilidade social.
Durante a reunião, os freis das fraternidades agostinianas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Ceará, partilharam sobre as vivências e o dia a dia das comunidades, especialmente sobre o início dos trabalhos e a presença na nova missão, em Fortaleza (CE), iniciada no dia 13 de fevereiro.
A proposta de uma nova identidade visual para o Vicariato Civil foi aprovada em votação e será analisada.
O setor de Comunicação e Marketing Provincial, contextualizou as atividades da área tendo como referência o período de 2019 a 2021; apresentou a proposta da campanha de captação de recursos para os projetos e iniciativas de responsabilidade social da Província. E uma breve formação sobre mídias sociais.
O Vicariato Civil é a instituição jurídica responsável pela manutenção da Vida Religiosa e pelas obras sociais ligadas exclusivamente à Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil.
A nossa Província investe em uma formação de excelência para os candidatos à vida religiosa e ao sacerdócio. Essa promoção de novas vocações se dá pelo esforço e preocupação de muitos religiosos, em especial os mais jovens, que buscam ser testemunhas alegres que despertem e animem outros jovens a se juntarem a nós nessa aventura de fé e amor a Deus.
Além das "obras históricas" e de assistência social e promoção humana, nos dedicamos à formação de novos frades, assessorias de pastorais e movimentos populares e de grupos e pastorais ligadas à promoção dos direitos humanos, da justiça e paz.