Imagem card Quem Somos

Quem Somos

Somos os freis da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil e temos como propósito frutificar o carisma agostiniano em terras brasileiras, através das nossas obras.

Santos
e Beatos

Beata Madalena Albrici
17 de julho

Imagem card Vida e Obra de Santo Agostinho

Vida e Obra de Santo Agostinho

Santo Agostinho (354-430), africano de nascimento e romano de cultura, é um patrimônio de santidade e cultura não só da Igreja, mas de toda a humanidade...

Toma e Lê Inspiração para meditar

“Quando esvaziares teu coração do amor terreno, começarás a enchê-lo do amor divino. (Tratado da carta de São João 2.8).”
- Santo Agostinho

Artigos

06jul Imagem destaque da evento Vocação: chamado de Deus para todos
Vocação: chamado de Deus para todos
20jun Imagem destaque da evento Quando meus desejos estão diante de Deus
Quando meus desejos estão diante de Deus
11jun Imagem destaque da evento Corpus Christi: a festa da comunhão e da esperança
Corpus Christi: a festa da comunhão e da esperança

Notícias

10jul
Cúria Geral divulga atividades da nova Comissão Internacional de Formação e Promoção Vocacional

Por meio de carta enviada na sexta-feira, 10 de julho, a Cúria Geral Agostiniana, de Roma, anunciou o ínício das atividades da nova Comissão Internacional de Formação e Promoção Vocacional, da qual o Frei Márcio Antônio Vidal de Negreiros - da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, é representante para a América Latina. A Comissão irá realizar uma ampla pesquisa envolvendo formandos, formadores e promotores vocacionais com a finalidade de conhecer melhor os desafios esperanças e propostas para a formação dos novos Agostinianos nesse desafiador cenário em que vivemos no mundo de hoje.

A primeira etapa de trabalhos da Comissão consiste em uma sondagem de informações para fazer um diagnóstico das áreas de Pastoral Vocacional e de Formação inicial em toda a Ordem. O levantamento de dados será feito por meio de pesquisa realizada em três etapas: uma direcionada aos pré-noviços, noviços e professos, para conhecer o perfil dos candidatos que estão nas casas de formação agostinianas; outra com os formadores e sobre o trabalho de formação; e, a terceira, direcionada aos promotores vocacionais e equipes.

Membros da Comissão:

Elia Taban - África
Aldo Potencio - América do Norte
Márcio Vidal de Negreiros - América Latina
Pablo Ignácio Torres Asiaín - América Latina
Jepser Bermudez - Ásia - Pacífico
Terence Spiteri - Europa
Alexander Longs - Europa

*Informações: Frei Jeferson Felipe Cruz

09jul
GRUCA - Jovens refletem sobre solidariedade e esperança

O que você tem buscado neste tempo de isolamento? O que te impulsiona para o futuro pós-pandemia? Essas foram as propostas para a reflexão do encontro online do Grupo de Convivência Agostiniana (GRUCA) do Colégio Santo Agostinho - Unidade Belo Horizonte (MG), realizado dia 8 de julho.

Orientados pelo documento “O Tempo da Esperança” que foi publicado pelo Instituto de Espiritualidade Agostiniana em Roma, Frei Caio Pereira e o agente de pastoral Dácio Coelho conversaram com os participantes sobre as sensações e experiências que cada um está vivenciando neste período de isolamento social. Diante de cada partilha ficou claro que precisamos semear esperança. Segundo Frei Caio, “cada um com a liberdade e a amizade construída neste espaço, saiu com o coração mais acalentado e, assim como está no documento, certos de que precisamos alimentar nossa espiritualidade, nossas relações, e repensar nossa solidariedade.”

Grupo de Convivência Agostiniana (GRUCA) promove a união entre os estudantes inspirados nos ideais cristãos de Santo Agostinho, buscando ter um só coração orientado para Deus. Durante os encontros são discutidos temas de interesse dos jovens, momentos de oração, dinâmicas e partilhas.

Desde 2011, alunos do 8º ano à 3ª série se reúnem na Capela do Colégio para refletir sobre temas de interesse dos jovens, ter momentos de oração, dinâmicas e partilhas. Devido à pandemia do Covid-19 e o início do distanciamento social, os encontros foram interrompidos. O GRUCA agora volta a se reunir em  encontros virtuais, por meio da plataforma Teams, já utilizada pelo Colégio para as aulas online.  

Gruca1.jpeg

*Informações: Frei Caio Felipe de Lima Pereira
09jul
“O Tempo da Esperança”: equipe de Animação Juvenil estuda o documento

O Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil promoveu um encontro por videoconferência com a equipe de Animação Juvenil, na quarta-feira, 8 de julho, para estudar o documento “O Tempo da Esperança” elaborado pelo Instituto de Espiritualidade Agostiniana, de Roma.

A reunião, que contou com a participação do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, e com representantes das Paróquias, Centro Educativos e Casas de Formação da Província, foi oportunidade de encontro e de partilha para a equipe sobre as propostas do texto e sua aplicabilidade na animação juvenil. O grupo tem feito um itinerário de estudo sobre o documento e, durante a reunião, os participantes demonstraram amadurecimento e comprometimento com as provocações da Ordem Agostiniana.

O documento “O Tempo da Esperança” propõe elementos para a renovação da vida religiosa agostiniana após o coronavírus.

Frei Luiz Antônio comentou que já estamos vivendo o Tempo da Esperança neste período e que os encontros proporcionam refletir juntos sobre o tema. Também disse que esta situação nos desafia naquilo que temos de melhor para colaborar com uma nova humanidade em todos os sentidos. E que em todo o mundo as pessoas estão se envolvendo em voluntariados, trabalhos e ações em favor dos outros como um todo, e neste contexto os jovens têm sido importantes protagonistas. "Tempo da esperança é a construção de um novo tempo a partir daquilo que temos de mais profundo que é a nossa fé, a nossa esperança e o ato concreto de amor. E a construção desse tempo da esperança começa em cada um de nós. O primeiro passo para viver esse tempo é renovar dentre de nós forças que nem conhecíamos ou que estavam adormecidas". E encerrou dizendo que é importante multiplicar nossas experiências para as pessoas à nossa volta, ecoando esse tempo da esperança para a família, colegas, redes sociais e, a partir daí aumentar a influência sobre a sociedade, as pessoas. Citou como grande aprendizado o uso dos meios digitais para encurtar as distâncias, economizar, e tornar os momentos presenciais ainda mais especiais. "Este período está sendo um grande aprendizado para todos nós. Aprendizado é a palavra que mais tenho usado. Bem-vindos ao Tempo da Esperança! Que Deus nos abençoe".

Assista ao vídeo da reunião:

 

-Leia aqui o documento TEMPO-DA-ESPERANCA.pdf.

Imagem card Vocações

Vocações

Assim como Santo Agostinho, encontre em Jesus o sentido da vida.

A nossa Província investe em uma formação de excelência para os candidatos à vida religiosa e ao sacerdócio. Essa promoção de novas vocações se dá pelo esforço e preocupação de muitos religiosos, em especial os mais jovens, que buscam ser testemunhas alegres que despertem e animem outros jovens a se juntarem a nós nessa aventura de fé e amor a Deus.

Imagem card Nossas Obras

Nossas Obras

Nos dedicamos as nossas obras com muita generosidade e determinação.

Além das "obras históricas" e de assistência social e promoção humana, nos dedicamos à formação de novos frades, assessorias de pastorais e movimentos populares e de grupos e pastorais ligadas à promoção dos direitos humanos, da justiça e paz.

Mapa do Site