banner com imagem representando os Agostinianos

Aspirantado

É a primeira etapa do processo de formação inicial da vida religiosa Agostiniana para os vocacionados que concluíram os estudos do Ensino Médio e estejam cursando outros estudos de nível superior (Filosofia ou Teologia), conforme o caso. Atualmente funciona na Fraternidade Agostiniana, no Barreiro, em Belo Horizonte - MG.

Nesta fase os candidatos devem ser iniciados nas questões básicas e mais elementares da formação humano-cristã-agostiniana. (Projeto de Formação do Vicariato, nn. 117.119-120)

Pré-noviciado

Normalmente compreende dois anos de formação. Tem como proposta dar continuidade ao processo de iniciação à vida comunitária, trabalhando de maneira mais intensa as implicações e exigências de uma vida fraterna e ajudando a discernir as motivações vocacionais, ao mesmo tempo em que propicia uma presença maior na Paróquia Cristo Redentor e outras obras presentes em Belo Horizonte.

O pré-noviço deve ser acompanhado pelos formadores a fim de que se sinta capaz de tomar uma decisão serena e livremente responsável para entrar no noviciado.” (Projeto de Formação do Vicariato, nn. 125-127)

Noviciado

É um momento específico e privilegiado na formação para a vida religiosa Agostiniana. A estrutura e dinâmica da casa devem propiciar espaço e tempo para a oração, a convivência fraterna e a prática dos votos, sem ser prejudicado por outras atividades; interiorização que possibilite um maior conhecimento de si mesmo e diálogo íntimo e comunitário com o Senhor, mediante a oração, a meditação da Palavra de Deus, a Liturgia, os Sacramentos, de modo especial a Eucaristia e a Reconciliação; com frequentes dias de retiro e estudo sobre temas específicos da vida religiosa Agostiniana. (Projeto de Formação do Vicariato, nn. 139.141)

A casa oficial do Noviciado fica em Bragança Paulista – SP, mas desde 2015 participamos do projeto de formação comum, no Noviciado Internacional no Convento Nossa Senhora de Gracia de La Encatada, em Lima - Peru.

Professório

Nesta etapa é feita a renovação anual dos votos, que corresponde ao desenvolvimento mais intenso de todas as dimensões da formação dos estudantes de Teologia. Um período de amadurecimento,  dedicação pessoal e  cultivo espiritual que deverá conduzir ao compromisso incondicional com Deus na Ordem através da profissão solene.” (Projeto de Formação do Vicariato, nn. 155.157)

O Professório fica na Fraternidade Santo Dias, em Diadema – SP.

Mapa do Site