AIACOM - RIO DE JANEIRO

Compartilhe

Rua Barão do Bom Retiro, 920

Engenho Novo - RIO DE JANEIRO - RJ
CEP: 20715-000 /

Tel.: (21)3591 9918                
http://www.aiacom.org.br
e-mail: contato@aiacom.org.br

 

 

Fundado em 1992 e integralmente mantido pelos Freis Agostinianos o AIACOM - Armazém de Idéias e Ações Comunitárias - idealizado originalmente enquanto um Projeto Social vem, ao longo dos anos, consolidando-se enquanto uma referência junto às comunidades do bairro do Engenho Novo e adjacências - subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, particularmente aquelas menos favorecidas, por conta do trabalho sócio-educativo desenvolvido junto às crianças, adolescentes e adultos dessas comunidades.

A partir de 2010, ancorado na experiência acumulada desde sua fundação e na história dos Colégios Agostinianos no Brasil, o AIACOM, Coroando uma trajetória de 19 anos de atuação com ações sócio-educativas junto às comunidades empobrecidas, dá início a uma significativa mudança no seu perfil institucional e em 2011, passa a constituir-se legalmente enquanto uma escola formal. Com a implantação do Colégio AIACOM, a instituição, mantendo os mesmos princípios de trabalho, passa a oferecer uma educação de qualidade, inteiramente gratuita, à população local, com Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1° segmento e Educação de Jovens e Adultos do 1° ao 9° ano, apoiado por material escolar, uniformes, alimentação, atendimento odontológico e social, sem nenhum custo para as famílias, totalizando a média de 680 alunos beneficiários.
Paralelamente, mantendo a tradição construída desde 1992, daremos continuidade às ações sócio-educativas fundamentadas na metodologia da arte-educação, oferecendo ao público de 120 adolescentes da região um espaço propício à reflexão, formação do pensamento crítico e desenvolvimento saudável, sempre com o mesmo padrão de qualidade e respeito que se tornaram nossa marca. Os projetos interdisciplinares que fazem parte da rotina pedagógica foram incorporados e redimensionados a nova estrutura. A saber, Formação de Platéia: Conduzido pela Companhia de Teatro e Dança do AIACOM; Feira Comunitária de Saúde e Cidadania; Mostra Pedagógico-Cultural; Semana da Consciência Negra e Intercâmbio Solidário - AIACOM (RJ) e Colégio Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG.

Não poderíamos deixar de citar também que, em 2011, estamos prosseguindo com as ações do Projeto Petrobrás Jovem Aprendiz, proporcionando, a um conjunto de 29 jovens da comunidade, a experiência do primeiro emprego e a formação profissionalizante.

Cleidy Nicodemos - Diretora

O Projeto AIACOM atende hoje 800 crianças e adolecentes carentes gratuitamente.

 

Últimas Notícias

Aconteceu