Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – 2 a 9 de junho de 2019

Compartilhe

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 (SOUC) é celebrada no Brasil,  de 2 a 9 de junho. Um convite para celebrarmos a Justiça fundamentada na graça de Deus.

A SOUC 2019 foi preparada pelas igrejas da Indonésia, um país multirreligioso e com uma diversidade étnica surpreendente. Esta pluralidade tem sido em algumas situações, causa de divisões e agressões. 

As igrejas da Indonésia nos convidam a refletir sobre a justiça a partir da unidade na diversidade, conceito importante para o ecumenismo. A justiça precisa garantir a dignidade e a integridade de todas as expressões culturais e religiosas e precisa zelar pela Criação de Deus.

Para revertermos as situações de conflito, a agonia pela qual passa a Criação, mais do que nunca, temos a tarefa de superar a compreensão de que os interesses econômicos de poucas pessoas estão acima do bem comum. Da mesma forma, o individualismo não pode ser considerado critério para as relações humanas. Para que a Casa Comum esteja disponível para as gerações futuras, necessitamos recuperar o espírito da coletividade, a solidariedade, empatia, a compreensão de que nós, seres humanos, somos uma pequena parte da Criação de Deus.

No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade Cristã foi preparada pelo CONIC/MG - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs de Minas Gerais, que nos chama a atenção para os crimes ambientais provocados pelos interesses econômicos de grupos financeiros.

 

Composição do CONIC:

Igreja Católica Apostólica Romana

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Aliança de Batistas do Brasil

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia

Igreja Presbiteriana Unida

 

- Veja aqui o roteiro para as celebrações: https://bit.ly/2wWFMOa

Atualidades

Aconteceu