Formação em Comunicação Empática

Compartilhe

 

 


A Comunicação Empática é uma importante formação que vem sendo desenvolvida pela a Gestão das Relações Humanas, através da área de Assistência Social em toda a Instituição, a partir do objetivo estratégico do Planejamento SIC 22 "Valorizar a identidade cristã e agostiniana da Instituição".

O curso, ministrado pela assistente social, Martha Di Bella, com o apoio do Educere - Educação Corporativa Agostiniana, tem o objetivo de fortalecer vínculos na perspectiva da cultura da paz, usando métodos da Comunicação Não-Violenta, desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg​, ou seja, com mudanças na forma de se expressar de maneira construtiva, mesmo em situações adversas. A escuta respeitosa e a real vontade de compreender o outro favorecem a melhor convivência e o trabalho em conjunto.

Atualmente, nas unidades de MG, 18 turmas estão vivenciando essa formação, que teve início com uma turma piloto na Escola Profissionalizante Santo Agostinho, EPSA. Em breve, as unidades AIACOM (RJ) e ESA (Bragança Paulista/SP) iniciarão o processo.

São realizados 4 módulos por turma e os resultados já podem ser percebidos: "a maneira consciente de se comunicar tem produzido mais harmonia nas interações sociais dos grupos. Os benefícios mais evidentes são a maior assertividade e a empatia dos colaboradores", afirma Martha.

A coordenadora de Assistência Social, Dayse Dutra, reforça a importância do trabalho com todos os colaboradores: "Coconstruir contextos mais colaborativos proporciona o desenvolvimento de relações mais humanas e fraternas. Deste modo, a "Convivência Ética" vai sendo materializada em nossas atitudes, posturas, ações e intervenções, reverberando assim em toda a "Comunidade Educativa", inclusive, configurando valores e princípios humanos em "Tecnologia Social Agostiniana", isto é, no uso de técnicas de atendimento junto ao público de nossas Unidades - Obras Sociais e Colégios.

 

​Confira algumas fotos dos encontros nas Unidades: ​​​


- Vicariato e SIC Sede


- Colégio Santo Agostinho (Gutierrez)



- Colégio Santo Agostinho (Belo Horizonte)

 

- Colégio Frei Carlos Vicuña

 

- Colégio Santo Agostinho (Contagem)

 

- Colégio Santo Agostinho Nova Lima


- Escola profissionalizante Santo Agostinho (EPSA)

Atualidades

Aconteceu