Missão da Vida Religiosa Consagrada Jovem na Amazônia

Compartilhe



A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promove a 5ª Missão da Vida Religiosa Consagrada Jovem na Amazônia, de 15 a 28 de julho, na Prelazia do Marajó (PA). A Missão será nas comunidades ribeirinhas do rio Tajapuru. Em Belém (PA), haverá uma formação presencial para as equipes no dia 17 de julho.

Um grupo com cerca de 30 representantes de congregações religiosas fará parte da missão. Entre eles, os freis Agostinianos Leandro Santos de Carvalho, Paulo Henrique Cintra, e os professos temporários Álefe Lucas Vieira Oliveira e Davidson Bertuce de Carvalho Souza.

A Missão tem como objetivo proporcionar aos jovens religiosos uma formação sobre a realidade da Amazônia, desenvolver um tempo de experiência missionária a partir da realidade dos jovens da Prelazia que será visitada e, a partir do intercâmbio de experiências na vivência conjunta entre os jovens, ajudar a criar uma consciência mais aberta da Igreja.

O evento é direcionado para jovens da Vida Religiosa Consagrada, de 18 a 55 anos de idade (aspirantes, postulantes, noviços, junioristas e professos com até 20 anos de votos perpétuos), que desejam conhecer e conviver com a realidade dos povos da Amazônia.

 

Sobre a região

O arquipélago do Marajó fica ao Norte do Pará e compreende 16 municípios. É uma das regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano do País. As águas do Rio Tajapuru, que banham cidades como Breves, Melgaço, Portel, Anajás e Chaves são o cenário para a triste realidade do Marajó: a exploração sexual infantil dentro das embarcações. Muitas vezes, incentivadas pelos próprios pais, crianças das comunidades ribeirinhas saltam de balsa em balsa em troca de alimento, dinheiro ou óleo diesel. A situação acontece há anos na região, onde essas crianças são conhecidas como meninas e meninos balseiros.

  

Fonte: www.crbnacional.org.br



Atualidades

Aconteceu