86 anos da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rio de Janeiro

Compartilhe

 


A Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, do Rio de Janeiro, completou 86 anos de criação no sábado, 13 julho. Fundada em 1933, a igreja é uma das primeiras administradas pelos Agostinianos que chegaram ao Brasil, em 1929, vindos da Espanha. A história da Paróquia também está relacionada ao crescimento Bairro Engenho Novo, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Ao longo dos anos, a Paróquia foi se consolidando como referência para as comunidades da região, particularmente as menos favorecidas, se destacando pelo trabalho socioeducativo desenvolvido junto às crianças, adolescentes e adultos, por meio do Colégio AIACOM - Armazém de Ideias e Ações Comunitárias

A matriz foi inaugurada em 17 de dezembro de 1961, com a presença do arcebispo dom Jaime de Barros Câmara e o Pároco, Frei Rafael Del Valle, OSA.

 

O Engenho Novo

Com a abertura da Estrada de Ferro Dom Pedro II, em 1858, a inauguração da estação do Engenho Novo, foi importante para a ocupação do bairro. A partir daí, as antigas chácaras e sítios foram loteados e ruas foram abertas nos terrenos pantanosos, cortados pelo rio Jacaré. Das construções antigas, destaca-se a igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia, que deu nome a uma localidade do bairro do Engenho Novo.

 

Construção da paróquia 

 

 Consagração da Paróquia: dom Jaime de Barros Câmara e o Pároco, Frei Rafael Del Valle, OSA.

 

 

- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia
Rua Barão do Bom Retiro, 909 - Engenho Novo - Rio de Janeiro
. Contato: (21) 2581-9971   Site: www.consolacaoecorreia.com.br

 

Atualidades

Aconteceu